O que é o Kendama

O Kendama

Mais do que um jogo,
um estilo de vida.

O Kendama é um jogo de habilidade japonês com mais de 300 anos de história, que possui mais de 1000 truques diferentes. Este jogo é composto por uma bola (Tama) e uma pega (Ken), unidos por um fio, que tens de usar para fazer vários truques de equilíbrio.

O Kendama é um jogo, semelhante ao “Bilboquet” francês, o “Cup and Ball” britânico, o “Balero” espanhol, ou o “Kugelfang” alemão. Apesar das diferentes variações e nomes, a ideia base destes jogos consiste sempre em apanhar uma bola com uma pega ou um copo, estando os dois unidos por um cordão.

O Kendama japonês difere dos outros jogos mencionados por oferecer um número muito maior de truques e habilidades que é possível efetuar devido à sua estrutura. Este é composto por uma bola de madeira “Tama”, que é presa por um cordão, a uma pega de madeira em forma de espada “Ken”. A pega “Ken” contêm três copos de tamanhos diferentes, onde é possível apanhar a bola, existindo também um espigão onde a bola pode ser colocada, apanhando-a pelo seu furo.

Jogar Kendama, para além de ser super divertido e extremamente viciante, promove a atividade física e mental e testa a tua destreza e agilidade. É ideal para todas as idades, desde os mais jovens aos mais velhos, existindo infinitas possibilidades de truques, quer para o iniciante, quer para o mestre mais experiente.

Experimenta já. Não vais conseguir parar de jogar. Torna-te um mestre em Kendama e impressiona os teus amigos e família.

Anatomia do Kendama

O Kendama japonês é composto pelo “Ken” (pega de madeira) e pela “Tama” (bola de madeira), estando os dois conectados pelo “Ito” (cordão). O “Ken” contêm 3 copos de diferentes tamanhos como é possível ver na figura ao lado. Os dois copos laterais o “O-Zara” (copo grande) e o “Ko-Zara” (copo pequeno). No fundo do “Ken” está localizado o copo central “Chu-Zara”. Para além destes três copos existe ainda na ponta do “ken” um espigão “Saki”, que permite apanhar a bola pelo seu orifício.

Os inúmeros truques possíveis de realizar com o Kendama advém das imensas sequências de malabarismos que é possível realizar equilibrando a bola num dos três copos, ou inserindo-a no espigão, bem como equilibrando as duas peças de maneiras criativas. Dominar os inúmeros truques do Kendama requer prática, foco, paciência e criatividade.

Recebe um desconto de 10%

Subscreve a nossa newsletter e acompanha todas as novidades do universo do Kendama!


© 2020 Kendama PT

0